As bancadas, mesas e revestimentos feitos de quartzo, depois de instalados apresentam um brilho natural do próprio produto. Para que mantenham este brilho natural alguns cuidados são importantes em sua manutenção.

Confira cinco dicas para limpeza e a cinco tipos de produtos que você não deve aplicar no seu quartzo.

 

Dicas de limpeza:

  1. Sujeira simples, ou seja, sem restos de gordura significativos: basta limpar com um pano seco para remover a sujidade.
  2. Gordura ou manchas: utiliza um esfregão de plástico com detergente líquido. Para limpar a superfície mais a fundo recomenda-se um produto de limpeza específico para bancadas de Quartzo ou Silestone como o Q-ACTION. Aplique uma pequena quantidade Q-ACTION sobre a mancha e esfregue com uma esponja (tipo Scoth-Brite) até que desapareça. Enxaguar seguidamente com água. O uso de produtos como cera, sprays ou selantes não é recomendado pois eventualmente poderão remover o brilho natural da pedra.
  3. Manchas de marca de copos: aplicar Verter Salfuman sobre a superfície da bancada e deixar atuar durante 1 minuto. Enxaguar com água. Siga as recomendações de utilização indicadas pelo fabricante de Salfuman. Não aplicar sobre outros produtos (torneiras, cubas, etc.) pois poderá afetar o acabamento dos mesmos.
  4. Manchas de silicone: utilizar uma lâmina e um pouco de dissolvente (que não contenham na sua composição diclorometano). Enxaguar com água.
  5. Manchas Difíceis: aplique o produto Q ACTION sobre a área afetada do produto e deixe atuar durante 2 minutos. Esfregue com intensidade utilizando uma esponja (tipo Scoth-Brite). Posteriormente enxaguar com água em abundância.

 

O que não usar:

  1. Não utilizar hidrofugantes ou selantes para realçar o brilho. Esses produtos proporcionam um brilho artificial e efêmero.
  2. Não utilizar decapantes, soda cáustica nem produtos com um ph superior a 10.
  3. Se utilizar água sanitária deve seguidamente enxaguar com água em abundância. Nunca deixar em contato permanente com a superfície. A água sanitária e o dissolvente podem afetar o produto passadas 12 horas em contato direto.
  4. Não utilizar produtos com base de cloro como diclorometano (presente no decapante)
  5. Não utilizar desengordurantes tais como os usados para limpar fornos.

 

E para finalizar este post de recomendações…

Embora superfícies de quartzo sejam capazes de suportar temperaturas elevadas durante períodos consideráveis de tempo, esse comportamento varia consoante a espessura, cor, etc.

Por este motivo, não se recomenda expor o produto a um contato contínuo com uma fonte de calor, nem colocar diretamente em cima do mesmo panelas e frigideiras quentes. É recomendável a utilização de bases de apoio nestas situações.

 

Faça uma boa manutenção do seu quartzo e tenha uma superfície naturalmente brilhante por muitos anos.